As Moedas do Reiino / Uma moeda à deriva - Hellen Silva

13 comments


Título: As moedas do reino - uma moeda à deriva
Autora: Hellen Silva
Editora: Giostri
Páginas: 284
Ano: 2016


Sinopse: Doze figuras de diferentes características e habilidades se unem em prol do equilíbrio entre as forças do Universo, que pode perder a estabilidade e comprometer a vida.
Luke, ou Nelantar, nosso personagem principal, enfrenta momentos de aventura, perigo e angústia na busca de sua própria razão de estar no mundo, repleto de lutas, mistérios, meias palavras e interesses que sobrepõem uns aos outros.


Complexo, confuso e intrigante.

As moedas do reino é um livro que deixa uma ideia dúbia, o tempo todo.

A história se passa no reino de Além, que foi dividido em dois: Alfa e Ômega. Depois de algumas disputas pelos reinos, abriram-se os 13 portões e à partir desse instante a saga começa. Os personagens principais recebem um chamado e vão para Insigne (uma tribo) com o intuito de manter o equilíbrio no reino. O único infortúnio pelo qual não esperavam é que um deles se rebela e passa a viver à revelia dos ideais de Além. Dessa forma, o reino tem o seu tão almejado equilíbrio ameaçado.

A enredo é bem arquitetado. Temos dois reinos, uma disputa, jovens (excepcionais) com uma missão, a busca pelo equilíbrio e um passado obscuro, todos os componentes de uma boa fantasia. Neste enredo,  há  vários símbolos e arquétipos dos mais abrangentes aos mais específicos e todos  enraizados  na amizade,  amor,  ódio, disputas, poder, domínio, egoísmo … e por aí vai. No desenrolar da história, há ação, novos mistérios que são solucionados ou não e muitas dúvidas quanto ao desfecho dessa história. Acredito que tanta informação passada ao mesmo tempo causou certa confusão na interpretação, mas como é o primeiro livro de uma trilogia ou talvez saga, compreendo a necessidade de fazer o leitor ambientar-se a história.

O livro é narrado em terceira pessoa, o que dá uma visão mais abrangente da obra, porém a autora utilizou de um mecanismo que se não for bem desenvolvido causa certo desgaste na leitura. Há  repetição de palavras e frases, mais que duas vezes no mesmo parágrafo e acredito que a ideia era ser uma estratégia de escrita, cuja utilização pode ter várias finalidades como, por exemplo,  reafirmar na mente do leitor que aquele episódio é importante, porém deve ser usado com cuidado e em caso de extrema importância. Na obra, esse mecanismo ficou com efeito de redundância. Outro artifício utilizado pela autora foi a troca de nomes (identidades), cada personagem ganhou um novo nome e confesso que não ficou tão claro para mim o porquê dessa troca. Espero que no próximo livro tudo se esclareça.
“O ambiente era circular, com doze poltronas, cada uma de uma cor, como se tratava de um círculo as poltronas seguiam ordens, a ordem da chamada de Wotan começando pelo rubi, o conhecido vermelho, até alcançar a poltrona de cor prata, que por sua vez se encontrava ao lado da poltrona rubi.”
página 11 – Hellen Silva, 2016.

O personagens tem suas características próprias, apesar do foco estar sempre em Luke (Nelentar) e ouso dizer que nos próximos livros suas ações serão mais expostas, pois fica claro a importância de todos no decorrer da trama. Torço para que cada um deles tenha o seu momento. Quanto ao título do livro, faço uma observação e já deixo claro que é uma interpretação bem pessoal. Não vi, em nenhum momento, as “moedas” terem a demasiada importância como, por exemplo,  a lâmpada mágica de Aladim, a espada de Excalibur, o Um Anel de “O senhor dos Anéis”, entre outro objetos que sendo ou não o foco, se tornaram personagens e ganharam vida na trama. Interpretei as moedas do reino de forma metafórica. Os doze personagens principais eram como o grande tesouro do reino, e  “uma moeda à deriva” seria Luke que se encaixou bem no papel de desvio da rota.

Espero que gostem,
Deixem seus comentários e me contem se gostaram da resenha e se já leram Literatura Fantástica Brasileira.
Abraços,

Juliana Lima♥


Próximo Postagem mais recente Post AnteriorPostagem mais antiga
Página inicial

13 comentários:

  1. Achei interessante mais não sou boa com ideias dúbias ou outras opções, gosto daquilo bem claro pra não me deixar perturbada.
    Mais eu gostaria de ler esse livro.
    Adorei o post ♥
    Beijinhos
    www.meninacaprichosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro tinha tudo para ter um bom desenvolvimento, mas a autora fez bagunça demais com a história.

      Obrigada :)

      Volte sempre rs

      Excluir
  2. Oie,
    não conhecia o livro, mas gostei da premissa. Bem interessante.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!
      A ideia é boa mesmo, faltou só um pouco mais de clareza :)

      Abraços :)

      Excluir
  3. Apesar das suas observações a cerca da escrita do livro, ainda assim continuo interessado pela obra.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Vinícius!
      É sempre bom termos nossa própria opinião.
      Espero que a leitura seja agradável para você rs
      Abraços,
      Juliana.

      Excluir
  4. Gostei do assunto do livro, ja li um livro da editora giostri e me agradou MUITO. vou ler este tbm
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!
      Depois me conta o que achou da história rs

      Obrigada pela visita :)
      Abraços

      Excluir
  5. Olá Juliana;

    Já li algumas resenhas sobre este livro e confesso que continuo confusa em relação ao enredo da obra. A sinopse
    não consegue ser clara quanto ao que é proposto na leitura. Talvéz seja para grandes surpresas, ou não rsrs
    Não posso deixar de dizer que seu blog é uma graça, super caprichado.

    Seguindo aqui...Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camila! De todo coração S2
      A leitura realmente é uma confusão só. Não só a sinopse, mas a história em si tem alguns furos que pelo menos eu me perdi.

      Super Beijo :)
      JULIANA.

      Excluir
  6. Olá!
    Eu não conhecia esse livro, mas gostei da premissa dele.
    Achei uma pena a autora não ter desenvolvido a estória de forma correta. Como adoro fantasia, iria gostar de conhecer a obra, pois, pelo que li na sua resenha, o livro não é de todo ruim.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ju!!! Que saudades de visitar teu blog, e ele está tão lindo!! Amei este seu novo endereço *-*
    E sim, eu resolvi voltar, pelo menos agora nas férias, estava sentindo falta de postar, e sei que temos post do Projeto agora dia 5, estou certa? Dessa vez pretendo participar :))
    E por falar em livros, adorei a resenha!!
    Um grande beijo pra ti <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Nath!
      Saudades de você Nath S2
      Fico muito feliz que tenha voltado! Seu blog sempre estará no meu como parceira e se resolver montar outro estará aqui sempre.
      Volte para nós! rs.

      Beijos

      Excluir