Série Trono de Virdro - Throne of Glass - Sarah J. Mass

16 comments
S É R I E

    Trono de vidro é uma série da autora Sarah  J. Mass, lançado no Brasil pela Editora Galera Record
    O primeiro volume da série “Trono de vidrofoi eleito um dos melhores livros do ano pela Amazon, pela Kirkus e pela YALSA, e esteve entre os finalistas do Waterstones Teen Book of the Year. Todos os volumes foram finalistas do Good Reads Awards, no qual os leitores decidem seus favoritos. Best-seller do New York Times, atualmente na 4ª posição na lista de séries, com mais de 770 mil vendidos nos Estados Unidos e na Inglaterra. Para os fãs de George R.R. Martin e Cassandra Clare.
Veja a ordem:

Trono de Vidro (Throne of Glass) / 2013
Coroa da Meia-Noite (Crown of Midnight) /2014
Herdeira do Fogo (Heir of Fire/ 2015
Contos:  A Lâmina  da Assassina (The Assassin’s Blade) -Toda lenda tem um começo / 2015:
♥ Prequel com cinco histórias que pode ser um novo começo para ler a série que já vendeu 15 mil exemplares no Brasil.
 Queen of Shadows / 2015
previsto 2016.
previsto 2017





Título: Trono de Vidro
Autora: Sarah J. Mass
Editora: Galera da Record
Páginas: 392
Ano: 2013



Sinopse:

Nas minas de sal de Endovier, entre  tantos prisioneiros existe um que é temido por todos os reinos, Celaena Sardothien.


   A assassina profissional de Adarlan é resgatada das minas de sal de Endovier por Chaol Westfall, capitão da guarda real, e recebe a proposta do príncipe herdeiro para ser sua campeã no torneio do rei em troca de sua tão sonhada liberdade.

   Habilidosa, esperta e ágil, Celaena vê nessa proposta sua grande chance de, pela primeira vez na vida, ser livre. Porém, a competição agrega 23 malfeitores, entre ladrões e assassinos, que se enfrentarão até que reste apenas um. Apesar de saber que é mais rápida, Celaena terá que se adaptar aos treinamentos duros de Chaol e aos truques baixos dos competidores entre eles Cain, cujas habilidades vão além da força física.

   O competidor de menor desempenho volta para a prisão de onde veio.

   Na competição vale tudo. A ordem é matar ou morrer.

  A rainha do submundo não tem outra opção, ganhar é sua própria ordem.

Mortes, mistérios, ruinas.

Nada é tão frágil  quando um trono é de vidro.



A N Á L I S E   D A   O B R A

   Confesso! Este primeiro livro não foi o OH! que eu imaginava. Li tantas críticas positivas a respeito dele que optei por começar a série e terminei o primeiro livro sem xingar tanto por um único motivo: Celaena.

  O começo da obra é interessante, mas até próximo ao fim fica xoxo (desculpa não encontrei uma palavra mais rebuscada para descrever a sensação). Há pontos relevante, na minha humilde opinião, que devem ser ressaltados. Narrado em primeira pessoa com enfoque em Celaena, a obra aborda a sujeira existente nas duas vertentes, o submundo e a realeza. A linguagem é simples e direta e as emoções dos personagens também são narradas de forma clara e objetiva, apesar de algumas cenas terem sido cortadas no ápice da emoção e outras não terem conseguido alcançar a mesma em sua totalidade. Vou abordar meus prós e contras separadamente.


Prós:


A personagem principal: Celaena, na minha opinião, foi bem construída de tal forma que é fácil afeiçoar-se  a ela e continuar a história, mesmo com algumas falhas na expectativa. A personalidade da assassina muito me agrada. Briguenta, mal educada e corajosa, Celaena consegue irritar a todos pelos modos, ou melhor, a falta deles e ao mesmo tempo encantar pelo bom gosto com moda, artes e, acima de tudo, uma leitora exímia. Tem como não amar as personagens leitoras? Impossível.

O capitão: Tenho uma queda descarada por personagens masculinos que são enigmáticos, metódicos, concentrados em suas missões, enfim…. esse é o charme para mim. Apesar das aparições relâmpago neste primeiro livro, onde ainda é um personagem secundário, Chaol é o tipo de personagem realista que deixa o livro mais interessante e te faz ter vontade de saber mais, como se pudesse existir um livro à parte sobre ele.

A Trama: A ideia de Sarah é interessante. Se você, assim como eu, adora livros, séries e filmes cuja mocinha não é a princesa encantada educada, charmosa e chata… este é o livro. Celaena é uma assassina com história de vida triste e age como tal, embora não carregue a tristeza condizente ao sofrimento. Mas, o que chamou a minha atenção foi a trama principal que é construída em cima de uma, aparente, subtrama que provavelmente explica tudo no final, adoro esse “quê” de suspense.


Contras:

O príncipe:   Nunca vi príncipe tão sem graça, como todo príncipe bobo apaixonado. Ao começar o segundo livro entendi o porquê ele era tão sem graça, descubram!

Marcas de Wird: Um livro não deve ser um “Bê a Bá”, nós leitores somos inteligentes o suficiente para compreendermos uma informação misteriosa dentro de um contexto, mas também não precisa ser um pacote de informações desconexas aberto no meio do nada. A construção de uma boa obra, na minha humilde opinião (sempre bom ressaltar), está justamente no meio termo.

   As marcas de Wird aparecem no livro “sem quê, nem porquê” e ganham força total de uma hora para outra como se sua importância tivesse obvia desde o início. Sabemos que a magia foi banida do reino (e paro por aqui para que não haja spoiler), mas as marcas de Wird deixam claro que ou a magia não está tão esquecida assim, ou seus símbolos são algo maior que a própria magia. Não é clara sua utilidade, e nem os mistérios que envolvem sua construção são condizentes com sua importância e funcionalidade. A autora narra sobre elas como se fosse algo rotineiro para nós, outras vezes, a própria personagem faz questionamentos sem sentido em torno delas.

O desenrolar da trama: Como já disse antes, a ideia é boa e a construção do seguimento também. Porém, a resposta da minha pergunta a seguir traduz este contra.
O que você espera de um livro que fala sobre uma assassina profissional?
Ação... suspense... sangue... mais ação e ação. 

   O que acontece neste primeiro livro é:
   Uma assassina engraçada presa em um castelo obedecendo a regras impostas pelo príncipe e seu treinador, até poucas páginas do fim. Aí fica eletrizante como deveria ser.
Já o segundo livro… até agora tem sido bemmmmm mais interessante " Coroa da Meia-Noite"  não está deixando a desejar no quesito ação e surpresas, mas isso fica para a próxima resenha.



Espero que gostem,
Comentem, deixem a opinião de vocês.
Obrigada e muitos abraços,
Juliana.♥


Próximo Postagem mais recente Post AnteriorPostagem mais antiga
Página inicial

16 comentários:

  1. Oii Juliana, tudo bem ?
    Eu amei a resenha, e me interessei bastante pelo livro. A capa já é muito linda, e eu adoro livros assim.♥
    Beijão! ♥

    http://leitora-mirim-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah!

      O livro é muito bom mesmo para quem curte fantasia.

      Obrigada pela visita e pelo comentário :)

      Beijos.

      Excluir
  2. Já ouvi muito falar da série desses livros e já acompanhei várias resenhas, mas nunca me interessei tanto assim, apesar de achar super interessante!
    Beijo
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk. Gostei!
      Eu adoro literatura fantástica, sempre me interesso :)
      Essa série é muito boa.
      Beijos

      Excluir
  3. Nossa que legal! Adorei a resenha <3 Essa série deve ser incrível, a capa já chamou bastante minha atenção. AMEI! Beijos

    www.abitoffashioneb.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas foram muito bem feitas. Representam muito bem a personagem principal.
      Obrigada pelo comentário,
      Beijos.

      Excluir
  4. Sempre a aprender contigo :)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana! Falam muito bem da protagonista, parece ser mesmo bem construída e olha nem sei quem é Chaol, mas acho que já tenho uma queda por ele só pela sua descrição rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk você vai amar o Chaol, Mi rs
      Embora eu estou no terceiro livro e já estou com raiva da Sarah, mas isso a gente conversa depois.

      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi!
    Sempre tive vontade de ler essa série, mas tem resenha que fala ruim tem resenha que fala bem. Um dia ainda lerei e vou tirar minhas próprias conclusões. kkkkkk
    Espero que você continue gostando tanto da série como diz e o que os próximos livros não te decepcionem ;)
    Abraços!

    -Ricardo, Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Ricardo!

      Acredito que essa série tem algumas falhas pelo fato da autora fazer muita tempestade em copo d'água. Ela criou um enredo para ser "a história de ação" e depois murchou transformou em uma história de amor.
      Mas não é ruim o livro, tem muitas coisas interessantes.
      Beijos :)

      Excluir
  7. Eu tava no blog da Fleur de Lune falando sobre esse tipo de livro. Tipo, parece que tem TUDO para encantar qualquer leitor, menos eu!
    Não consigo me entregar para uma leitura dessas sagas, sabe? Acho que rola o preconceito de ser muito fantasioso e que não vai me prender até o fim.
    Como eu disse pra ela, acho que sou romântica e dramática demais pra isso HAHAHAAH sou muito do cotidiano, da vida comum.

    Mas é óbvio, ficou uma baita resenha. Dá vontade de ler, só não consigo largar meus pré-conceitos, sabe?

    Um beijão, Ju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk adorei o dramática Bia.
      O livro é fantasioso sim, mas acredito que tem (pelo menos no primeiro) uma dose de amor. É uma questão de gosto né, eu mesma não tenho paciência para ler o cotidiano kkkkk... adoro a fantasia.


      Obrigada pelo comentário :)
      Beijossss

      Excluir
  8. Olá, Juliana!!
    Quero ler esse livro, na verdade, essa série, faz muito tempo! Contudo, ainda não pude adquiri-la.
    O livro tem uma mistura de elementos (ação e suspense), como vc ressaltou, que me agrada bastante. Além da protagonista, que não é a típica mocinha (nada contra as mocinhas, gosto delas também rs), mas sim uma guerreira assassina, é assim que ela me parece.
    Espero ler em breve e quero muito gostar da obra!
    Bj!

    http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A obra realmente é bem movimentada rs
      Também gosto das mocinhas, mas a Celaena consegue conquistar muito mais. Leia a série e depois me conte o que achou.
      Beijos

      Excluir