Para todos os garotos que já amei - Jenny Han

11 comments
Título:  Para todos os garotos que já amei
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2015.


Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou - cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar





Aviso Importante: 

Atenção!


Pode  ser que esta resenha contenha um nível leve de Spoiler.  Se você ainda não leu e não curte, fica o aviso ;)



   Para todos os garotos que já amei é um Young Adult aparentemente sem muito desenvolvimento, mas nos 45 do segundo tempo o livro cria uma atmosfera interessante e deixa certo gostinho de quero mais. Ainda bem que tem a continuação rs, ou não? ... tenho certo medo de continuações.

   Lara Jean é uma garota comum. Sua vida caseira se resume em ajudar a irmã mais velha, fazer as vezes da mãe, que faleceu quando as garotas ainda eram crianças, e aturar as pirraças da mais nova. Sua vida vira de cabeça para baixo quando Margot, sua irmã mais velha, parte para a faculdade e é a sua vez de ser a mulher da casa. O problema de Lara Jean não está em assumir responsabilidades, coisa que sempre fez na ausência da mãe, está em ser a nova Margot e ao mesmo tempo viver as aventuras da adolescência. Nesse meio tempo de mesmices rotineiras, Lara Jean esconde algo incomum, cartas de amor escritas para todos os garotos que já amou e escondidas a sete chaves.

   Narrado em primeira pessoa pela voz de Lara Jean, o livro faz o seu papel de mostrar os conflitos e a rotina dos adolescentes aonde o que impera são as descobertas. Cansada de ser a sombra da perfeição que é a irmã, Lara se envolve em situações que nos mostram o quanto as pessoas são diferentes e que o importante é você não deixar de ser você mesmo e de fazer coisas que realmente te fazem bem As cartas são típicas de uma garota adolescente, mas a ideia de escrever para alguém que você já amou com o intuito de não deixar nada engasgado e enterrar a história de vez em seu coração é bem madura.



     As personagens são bem construídas. Margot é uma garota perfeccionista e sistemática que impõe a sua vontade sobre a das irmãs. Lara é tranquila e obediente e ao mesmo tempo é insegura e medrosa, características bem convenientes para quem viveu a vida inteira a sombra de outra pessoa. Kitty é astuta e geniosa, também tem os seus receios, mas passa longe de ser uma garota tão reprimida quanto Lara, típico das irmãs mais novas e menos cobradas. Josh (o vizinho, amigo de infância e ex namorado de Margot) é um rapaz que passa tranquilidade e responsabilidade, mas ao longo do livro esse personagem se desconstrói e se torna inseguro e perdido em seus sentimentos e conclusões. A "surpresa clichê" deste livro foi Peter. Clichê por ser o popular super requisitado da escola que se apaixona pela garota improvável e surpresa por não ser um "babaca" que se transforma em um cara legal, mas sim um cara legal que se transforma em um cara mais legal ainda e ao longo da história te faz torcer e levantar a bandeira dele.

"Acho que agora consigo ver a diferença entre amar alguém de longe e amar de perto. (...). O amor é assustador; ele se transforma; ele murcha. Faz parte do risco. Não quero mais ter medo. Quero ser corajosa...”

Em resumo, curti muito o livro e achei uma proposta leve para se fazer entre uma leitura e outra. Vou partir para a continuação e ver no que dá rs... Oremos!


Espero que tenha gostado!
Deixem comentário :)
Mil Beijos,
Juliana Lima
Próximo Postagem mais recente Post AnteriorPostagem mais antiga
Página inicial

11 comentários:

  1. Oi.
    Já li os dois livros e aguardo ansiosa o terceiro volume. Na época ainda estava me aventurando pelo JA, então me apaixonei pelo Peter e pela Lara. Ela amadurece muito no segundo volume e sua vida sofre algumas mudanças bem legais e outras bem ruins para a idade. Eu super recomendo a leitura!
    Beijo, Visite o Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Meu Deus do céu! :0
      Vou ler já rs
      Obrigada pelas dicas :)

      Excluir
  2. Um dos livrinhos mais fofos que já li! Também já li a continuação e estou doida pra ver o terceiro, que acabei de saber que será lançado por causa do comentário acima!!!! Adorei!!!!

    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
  3. Já li e amei, achei muito fofo e é um livro impressionante.
    Adoro livros nesse contexto e gênero. ♥
    Art of life and books .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei bastante desse livro :)
      Estou ansiosa agora para saber mais sobre a Lara e o Peter.
      Beijos.

      Excluir
  4. Estou com ele na lista de 'leituras' faz um tempo, mas ainda não consegui pegar firme..
    Acho que ele pode ser muito young adult pra mim.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk Ele é bem amorzinho rs
      para quem curte muito o estilo talvez seja doce dmais
      Beijos

      Excluir
  5. Vou ler ele assim que eu terminar o da Kéfera, não terminei de ler a resenha por causa dos spoilers, to bem curiosa para ler esse livro, tomara que eu goste kkk

    Estou seguindo seu blog para te acompanhar, tudo é muito bonito por aqui, parabéns!

    Te convido a conhecer meu novo espaço:
    www.blogueiraporimpulso.tk

    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ly
      Esse livro é bem fofinho rs, para quem nãoi gosta de dilemas adolescentes e histórias mais açucaradas não indico, mas para os corações sem preconceito esse é um livro bom para distrair.
      Beijos

      Excluir
  6. Eu vi este livro nas lojas americanas em promoção estes dias, e acabei não comprando, por que levei outros que estavam a mais tempo na mha lista de desejados.
    Assim que voltar lá, farei questão de trazer, sua resenha me deixou bem mais curiosa pela história.
    Eu acho esta capa linda, bem delicada.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir