Spoiler: Cometer ou não esse "crime"?

16 comments
  
No dia da Independência do nosso país, um texto para tratar de uma possível dependência dos leitores atuais.

Spoiler é um termo em inglês que é originário do verbo "To Spoil"




   Spoil, como vocês podem notar na foto acima, significa  no português espólio (espoliar), destruir, deteriorar, corromper, etc.

   Espoliar, por sua vez, significa privar alguém de algo por meios ilícitos, ou seja Spoiler é crime. Pronto! Post encerrado.

   Ou Não?

   Spoiler virou febre na internet já a algum tempo e eu, particularmente, gostei de existir um termo para o antigo "mala" que tinha acesso a um determinado conteúdo antes de todos e logo falava: "Ahhh! Esse é aquele filme que o cara engole a pílula no final e salva o mundo" ou "Adorei esse livro, principalmente a parte que o fulano descobre que vilão era o seu verdadeiro pai".

   Não sei vocês, mas eu perdia a vontade na hora de assistir ou ler. Anteriormente, as pessoas que faziam isso eram chamadas facilmente de estraga-prazeres, sem noção, entre outros. Já hoje em dia o termo divide opiniões.

   Lembro que antigamente (muito antigamente) na época em que eu assistia novelas era um grande suspense em cima dos últimos capítulos. No depoimento dos atores, quando a novela tinha muita audiência, contavam que  tinham que ficar resguardados no set da emissora a tarde inteira para gravar a última  cena que iria ao ar no mesmo dia, manter sigilo profissional e tudo. Hoje em dia, além das novelas não prestarem mais e mesmo que você não tenha interesse nenhum em saber, basta  ir ao supermercado mais próximo da sua casa para encontrar, na fila do caixa, milhões de revistas de fofocas falando até a cor do esmalte de a atriz  usará em cena. E eu pergunto, se as novelas fossem boas, qual a graça de saber antecipadamente o que irá acontecer e com detalhes? É como assistir a um vale a pena ver de novo (que a gente sabe que não vale) em primeira mão.

   Hoje quem sofre muito com isso são os amantes de livros, filmes e séries que, muitas vezes, entram em um site, na expectativa de ler informações relevantes sobre seu entretenimento favorito, e saem de lá já sabendo não só o final, como também as brigas  nos bastidores da gravação, o fulano que recebeu "x" a mais para fazer a série e o outro que não renovou contrato e brigou com o diretor, então seu personagem terá que morrer.

   Gente! Até o mundo midiático está acabando com o suspense e a emoção da surpresa.

   Os Spoilers não param por aí, os próprios trailers das "adaptações" (hoje em dia está na moda adaptar uma obra para as telonas) contém spoilers. Antigamente, eu já achava difícil julgar se um filme seria bom ou não só pelo trailer, pois é  fácil pegar as cenas mais eletrizantes de uma longa, colocar uma música de adrenalina e cortar nas frases de efeito. Hoje em dia, sabendo o que podemos esperar, já que a maioria dos filmes provém de livros, fica mais difícil ainda acreditar que será bom e, a maioria que não leu, só de assistir a um trailer já questiona como será o final.

   Tem sites dedicados ao Spoiler e canais de resenhas no YouTube, onde os Youtubers e Booktubers  dissecam o livro, filme ou série como um sapo estirado no laboratório e veem até elefante branco onde não tem. O que mais me impressiona no quesito Spoiler é que os próprios autores estão permitindo que seus livros sejam editados com sinopses que só não contam o desfecho, pois o resto já está resumido em poucas linhas. Isso me faz questionar se perdeu-se a graça pelo suspense, por aquela espera ansiosa em descobrir.

   Será?


   Prós:

   Há quem curta Spoiler por achar que:

♦ Ajuda na escolha da leitura.
♦ Auxilia o leitor que poderia colocar a leitura de lado, por algum detalhe que não foi satisfatório e, ao ouvir alguma narração interessante, volta a retomá-la.
♦ Instiga a expectativa do leitor e até ajuda os autores, pois um livro bem comentado provavelmente será um futuro Best-Seller.

   Mas há diferença entre comentários incentivadores e Spoiler?

   Na minha humilde opinião, sim. Quando alguém te incentiva a ler uma boa história, essa pessoa pode falar da escrita do autor, da preferência pelo foco narrativo, do crescimentos dos personagens, do gênero e subgênero nos quais a obra se encaixa. Enfim, muitos comentários enriquecedores que instiguem a vontade do outro de ler, quando não acontece isso⇓

   Contras:

♦ Perde-se boa parte da emoção da descoberta.
♦ Perde-se boa parte de uma visão unilateral. O texto e os personagens passam a ter uma roupagem pré-concebida, pela visão do outro.
♦ Desconstrói a trama do autor, uma vez que a maioria cria cenas que só terão o efeito desejado se vierem antecedidas de uma gama de informações que são adquiridas, aos poucos, pelo leitor.

   Por Exemplo: Se no livro "X" o personagem principal morre e alguém te conta isso antes de você ler, sua visão sobre a obra já estará pré-concebida e muitos detalhes "sociais" e "psicológicos" que levaram a tal fim podem passar despercebidos pela sua leitura apressada de quem já sabe o que irá acontecer. A maioria das questões importantes estão implícitas nos detalhes e estes ficam invisíveis aos olhos de quem já fez a leitura parcial.

   Até no humor o Spoiler já teve a sua vez com esta paródia do Adnet:


   Spoiler é um termo que, realmente, divide opiniões, veio para ficar e já deixou uma grande marca. O negócio é dizer "quero" ou "não quero" para quem comete e ter a sua consciência de que nem todos gostam.

   "Ah! Mas o site (blog) é meu, então eu posto o que eu quiser e quem não curte nem entre."

   Sim, mas não custa nada, principalmente em respeito ao público que te ajudou a crescer, colocar um alerta de Spoiler antes da parte crítica da obra em sua resenha. Com isso, você não perderá nem sua personalidade e nem seu público.


   Espero que tenham curtido este pequeno artigo de opinião.
   Deixem seus comentários, opiniões, críticas, sugestões. O espaço está aberto para isso, com respeito sempre. :)

   Mil Beijos,
   Juliana Lima.


Próximo Postagem mais recente Post AnteriorPostagem mais antiga
Página inicial

16 comentários:

  1. Realmente, esse tema divide opiniões. Eu acho que depende do que tu conta e pra quem tu conta. Tem que avaliar cada situação individualmente.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Depende do Spoiler e para quem, mas é sempre bom respeitar quem não curte.

      Excluir
  2. Oi Ju!
    Adorei o post!! Eu não curto spoilers, na verdade se quero ver um determinar filme ou ler um livro, até evito ler artigos sobre eles.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o melhor a se fazer Sora rs, pois hoje em dia algumas pessoas não tem muito limite.
      Beijos

      Excluir
  3. Adorei o post super explicativo, não gosto de spoiler, mas devo admitir que as vezes conto algo sem querer antes do tempo, principalmente se tratando de fipnes e séries.
    Te seguindo como Art of life and books Art of life and books.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz isso tbm, sem querer rs. Mas pareiquando fizeram comigo com uma história bem legal que tava virando febre. Nunca me conformei que já sabia o final daquela história.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Ju! Tudo bem?
    ODEIO Spoiler, mas, dependendo da ocasião, eu não ligo, não perco a vontade de ler ou ver um filme, mesmo que eu fique um pouco frustado enquanto o faço.
    O ruim de trailers de filmes é que toda a ação, toda a história, todas as partes engraçadas e tudo de importante já está nos trailers para poder chamar a atenção, então o filme acaba sendo um desenvolvimento do trailer. Já era a época onde os trailer eram mais conceituais e que te deixavam louco para ir ao cinema ver o filme.
    Abraços!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Ricardo!
      Hoje em dia tudo é mais comercial é a arte pelo lucro e não a arte pela arte.
      Mil Beijos

      Excluir
  5. Olá lindona,
    esse tema é bem complicado, tem muitas pessoas que ama ler partes de um livro antes de comprá-lo e outras que preferem saber de determinadas partes no decorrer do livro.
    Particularmente eu prefiro a surpresa, prefiro a emoção de ler algo e estar vivendo o personagem. Mas, tem quem goste rs
    Beijocas e amei o post.


    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Vanessa :)
      Adoro ser surpreendida com a história e se alguém me conta algo fico possessa da vida rs...
      Beijos

      Excluir
  6. Spoiler não por favor :(( Sofro muito quando recebo um spoiler gigante que faz todo o sentido na trama, e tenho essa raivazinha quando me deparo sem querer com um pela internet kkkkk.
    Amei demais esse post Ju, muito bem construído o texto <3
    Um beijão lindona <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha flor :)
      Também odeio Spoiler, mas há quem goste né fazer o que. O problema é quando quem cure não respeita quem não curte... aí ferrou kkkkkk

      Excluir
  7. Adorei seu texto e esse assunto é bem delicado mesmo.
    Eu sou dessas que adora um spoiler, se eles não me encontram eu vou atrás deles mas por nenhum dos motivos prós citados. Eu sou muito curiosa e gosto de saber o que acontece de uma vez e não esperar todo o livro para descobrir, mas também gosto de como presto mais atenção aos detalhes quando sei que eles serão importantes para o desenrolar da história.
    No entanto, sei que sou uma entre milhares e tento manter minha boca fechada. Claro que é impossível nunca falar nada, tem coisa que só percebemos quando já falamos. Mas aprendi a respeitar que cada leitor é de um jeito, tem um gênero que mais gosta, um tipo de narrativa, um personagem e livro favorito e também gosta dessa antecipação ou não.
    O importante é sabermos respeitar cada um.

    Beijo
    http://muitoamorpelaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Rayane, o importante é respeitar cada leitor. Eu detesto Spoiler, mas tenho uma amiga que adora e aí quando ela pede eu falo kkkk, mas ela não é nem louca de contar nada para mim, pois tem amor à vida rs.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Ju!
    Eu sinceramente morro de medo de spoilers. Tanto é que para ler uma resenha eu uso algumas técnicas antes pra saber se tem tantos segredos revelados ou não. Concordo com você que há textos resenhados para incentivar a leitura, porém muitas pessoas acabam se confundindo e lançando um spoiler até mesmo sem querer. Como blogueira presto muita atenção na hora de resenhar. Eu prefiro dar minha opinião do que contar a história. Só uso uma introdução, alguns pontos importantes e leio umas 30 vezes pra garantir kkkkk. E é verdade menina, quantas revistas falando de novela. Acho que tem até uma que só fala disso. Lembro que na época que minha avó assinava a Ana Maria já era assim, imagine agora. Ótimo post! Adorei seu ponto de vista e a divisão que fez sobre as opiniões positivas e negativas do terrível spoiler!
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo seu comentário Ju S2
      Concordo com vc xará rs... até Spoiler tem limite.
      Cada a graça da vida, o encanto, o suspense? Qual a graça em saber antecipadamente aquela informação que mudaria completamente sua visão ou entendimento da história?
      Enfim, o povo hoje em dia quer tudo pronto. A prova disso é o famoso Spoiler.
      Beijos

      Excluir