Confabulando: Mercado Editorial 4 - Divulgação

No Comments

Divulgação





   Olá Pessoal!

   O tema do nosso Confabulando de hoje é a Divulgação.
   Depois de passar pelo processo de Criação, Editoração e Publicação, agora é a hora da Divulgação.
    
   Leia os posts anteriores:

Vamos Lá!
 Divulgalção


   A Divulgação é um dos processos mais prazerosos e mais difíceis para um escritor. Prazeroso pois nada melhor do que expor ao mundo seu trabalho depois de meses e até anos dedicando seu tempo para que tudo saía o mais perfeito possível, mas nem tudo são flores. Se o autor conseguiu um contrato com uma editora tradicional não deve se preocupar, pois a mesma tem grande influência sobre o mercado e parte mais árdua da divulgação está garantida. Se o autor publicou por meio de uma editora prestadora de serviços, também não deve se preocupar que, na maioria das vezes, a assessoria já está inclusa. Agora se o autor é autopublicado, este terá que fazer TUDO sozinho.
   Há prós e contras quanto ao tema publicação e quanto a divulgação não é diferente.


 Lançamento




   A primeira impressão é a que fica?

  Nem sempre. Mas, considerando que o autor é iniciante, é sempre bom passar a melhor impressão possível e o lançamento é o melhor momento para isso. Citar o lançamento e criar um evento nas redes sociais que convide vários amigos, parentes e pessoas interessadas já é um bom começo. e ajuda a dar uma ignição na divulgação e nas vendas.  


 Distribuição



    A logística de distribuição é bem variada. Tudo depende do porte da editora e dos contatos já estabelecidos de antemão em outras ocasiões. A grandes e médias editoras já tem seus contatos e o próprio nome e tradição que carregam já auxilia nesse processo de comunicação. Já as editoras pequenas e até autores independentes vão sentir certa dificuldade em estabelecer esse contato de forma satisfatória. Nestes casos, muitos estão optando por fazer a distribuição em lugares diversos como: site próprio, catálogos de revistas, bancas de jornais, lojas de conveniências, feiras, eventos literários, etc. Os canais mais influentes, hoje em dia, além da internet, são:


 Livrarias:
  
   As livrarias ainda são o ponto comercial mais visível. As vantagens é que se o autor/editora conseguir um contato positivo e o livro ficar exposto em um lugar visível a chance de conseguir muitas vendas é grande, principalmente se o lugar for de destaque. As desvantagens são que além das livrarias ficarem com  até 50% dos direitos sobre capa, o acerto ainda é feito de dois a três meses depois da venda.


 Distribuidoras:
   
   Muitos procuram  essas empresas especializadas em entrar em contato com livrarias e postos de comercialização. As vantagens são que , por serem especializadas no assunto, muitas tem uma gama de contatos e vantagens por já estarem acostumadas a fazer todos os trametes necessários formalmente. As desvantagens são que, como as livrarias, elas também arrecadam da metade até muito mais pela venda sobre capa, trazendo prejuízo, principalmente para as editoras pequenas que tem outro serviços para pagar.


 Internet e Contatos pessoais:

   A maioria, principalmente dos autores,  estão vendendo seus próprios livros em seus sites e nos diversos links de promoções espalhados pelas redes sociais. E as editoras estão vendendo direto em suas lojas. As vantagens são que, além do contato mais direto com o público, permitindo autógrafos e brindes junto com a venda, os autores e nem as editoras perdem tanto com o pagamento de terceiros pelo trabalho. As desvantagens são que esse trabalho é de formiga, requer paciência e tempo. Muitos leitores estão acostumados a procurar livros direto das livrarias ou dos sites já conhecidos por vendas e acabam muitas vezes perdendo a promoção de um autor e os brindes e autógrafos que poderia ganhar, fora o contato mais pessoal,  as conversas trocadas e as amizades geradas desse contato, coisa que dinheiro nenhum no mundo paga :)

 Parcerias e divulgações:




   Após o livro lançado e as distribuições acertadas é hora do marketing. A editora e o amigos e fãs vão  auxiliar no "boca a boca", mas a determinação do autor (a) tem um papel fundamental nesse processo. Ele(a)  pode promover um elo de comunicação com novos leitores de várias formas:



1 - Book Tour:

   Que tal deixar um dos filhotes viajar pelo país?



   Que demais!

   Essa ideia é muito interessante e muitos autores adotam essa alternativa para promover sua obra e, ainda por cima, auxiliar a comunicação entre autor e leitor e entre leitor e leitor.



2 - Sorteios, eventos e brincadeiras:


   Promover sorteios é uma excelente maneira de conseguir visualizações, curtidas, novos seguidores e um novo leitor, pois o ganhador do sorteio ficará muito feliz e pode virar um futuro fã do autor.  Eventos e brincadeiras são excelente para quebrar o gelo e dar proximidade do autor com os fãs.



3 - Postagens nas Redes Sociais:



   Outro método é criar uma Fanpage de autor ou do livro e interagir com os leitores criando brincadeiras, fazendo sorteios, portanto fotos, repostando fotos e resenhas dos leitores, fazendo citações e surpresas.







 Blogs:

   Uma das ferramentas que mais auxilia o autor, principalmente o autor iniciante é a parceria com blogs. O autor se responsabiliza a entregar um exemplar de sua obra e as devidas informações para o blogueiro e o blogueiro se responsabiliza a ler e fazer uma resenha da obra, divulgando nas redes sociais do blog o trabalho do autor.
   Falando assim parece até um falso comércio, mas não é? Mas não.
   São trabalhos diferentes, mas complementares que se auxiliam e um ajuda no crescimento do outro. Como o próprio nome diz, parceria. Muitas amizades e apoio eterno surgem das parcerias com blogs.


 Leitor:

   Livro escrito, publicado e divulgado é hora de o autor começar a ver os frutos do seu trabalho que não chegam só na conta bancária.
  A emoção de ver tantas curtidas e compartilhamentos,  ler tantos comentários e elogios sobre o seu trabalho não tem preço. Até as críticas são bem-vindas para o crescimento do autor, se construtivas, claro!




Muito obrigada a todos que acompanharam a série Mercado Editorial !
Deixem seus comentários e perguntas.
Mil Beijos,
Juliana Lima.

Próximo Postagem mais recente Post AnteriorPostagem mais antiga
Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário