Medalhão de Ísis - C. S. Camargo

1 comment



Título: O Medalhão de Ísis
Autor: C. S. Camargo
Editora: Arwen
Páginas: 248
Ano: 2016.

Sinopse: Guerra, fé e magia. O Medalhão de Ísis é o primeiro livro de uma trilogia ambientada no Oriente Médio do século IV que narra a disputa de três reinos da Arábia por um antigo artefato divino. O leitor será levado a viver uma aventura fantástica através das belíssimas paisagens egípcias e a desvendar os mistérios de antigas criaturas do folclore árabe.

Quando os caminhos do guerreiro Faris e da princesa Ahlam se cruzam, uma jornada perigosa se inicia em busca de peças do medalhão de Ísis. Com seu destino traçado pelos deuses egípcios, o casal precisa fugir de seres míticos e de reis que querem a todo custo o precioso medalhão a fim de trazer à tona um dos maiores conflitos do Antigo Egito: a guerra entre Ísis, Osíris e Seth.
   
   Narrada em terceira pessoa, a obra conta com a história da princesa Ahlam, filha mais velha do Sultão Abbas. Ahlam sempre sonhou em viajar pelo mundo e viver grandes aventuras. Nasceu e cresceu no palácio, presa dentro dos seus muros e submetida, para sua segurança, a abrir mão de sua tão sonhada liberdade. Próxima à maioridade, a princesa precisa concretizar mais que um casamento, uma junção de reinos a fim de unificar e trazer paz. Ahlam ganha um presente de seu pai pelo noivado, o medalhão perdido pertence nada mais, nada menos que a deusa Ísis.  
  Nesse meio tempo, o palácio de Ahlam é invadido e a princesa acaba sendo raptada pelo soldado Faris. À partir daí, uma a caçada pelo medalhão perdido começa.

    "O colar com que Abbas a presenteara possuía uma corrente larga de ouro ligada na pedra, que pairava no meio e se enrolava ao redor. A pedra central não tinha o formato uniforme, quase parecendo que havia perdido uma parte. Sua cor era um tom rosa claro envelhecido e possuía entalha na parte de trás um símbolo que a princesa jamais vira antes.."

*O livro vem com um Glossário para que possamos acompanhar a leitura. 


   O Medalhão de Ísis é um livro sensacional por vários motivos. A escrita de Carol é fluida e contínua, as descrições são bem colocadas e sem excessos, nos transportando para uma outra cultura de forma quase que automática, com o passar da leitura nos sentimos tão próximos da Arábia que é como se tivéssemos nascido lá. As descrições são de tirar o fôlego, cenários incríveis,  lutas, aventuras, crenças, deuses e tudo o que envolve esse universo mitológico de forma brilhante. Carol criou personagens com personalidades fortes e intrigantes. A complexidade do enredo prova que a autora dispôs de muita pesquisa e lapidação para que esta história, com cenário pouco explorado por outros escritores, se tornasse um daqueles livros que não conseguimos largar nem por um segundo e está sempre nas listas das melhores indicações.

   A progressão dos acontecimentos e a temática me lembraram bastante um dos meus filmes favoritos: O Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo, aonde Dastan (Jake Gyllenhaal), filho adotivo do rei, consegue a adaga do tempo, depois da invasão de outro território e foge com a princesa Tamina (Gemma Arterton) pela Pérsia para proteger e permanecer com a posse do objeto sagrado.

   A escrita de Carol me lembrou também os livros de Khaled Hosseini, talvez o cenário tenha aproximado os estilos, mas não é apenas o gosto pela cultura do Oriente Médio que me fizeram chegar a esta comparação, até porque as tramas de Hosseini são mais melancólicas e, geralmente o tempo em suas tramas é  psicológico. A trama de Carol, ao contrário, tem o tempo cronológico bem pautado e abusa da mitologia, lendas folclóricas árabes e adereços fantásticos. É a genialidade e a peculiaridade do autor que se compara a trama de Carol. Ambos tem uma forma profunda e singular de contar suas histórias.




♥ Redes Sociais
Editora Arwen
Fanpage: Arwen

Clique na imagem abaixo e conheça mais sobre o trabalho da Carol Camargo

https://www.facebook.com/Storyteller.CarolCamargo/

Espero que tenham gostado
Mil Beijos,
Juliana Lima.

Próximo Postagem mais recente Post AnteriorPostagem mais antiga
Página inicial

Um comentário:

  1. Resenha linda!! Fico muito feliz que tenham gostado do meu verdinho!! Obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir