Ossos do Clima - André Souto

1 comment


Título: Ossos do Clima
Autor: André Souto
Editora: Arwen
Páginas: 387
Ano: 2016




Sinopse:
O misterioso desaparecimento de um renomado cientista, um incêndio criminoso, um roubo que deu errado e as mortes inexplicáveis de diferentes pesquisadores ao redor do mundo.



Aparentemente nenhum desses fatos está relacionado, mas com o desenrolar da história fica evidente cada pequena conexão. Algumas nem tão pequenas assim.



Entre inúmeras perguntas sem respostas e enigmas que parecem insolúveis acontece, em Brasília, a Cúpula Mundial do Clima, pano de fundo para tramas políticas que podem mexer com algumas das mais íntimas certezas dos protagonistas da trama, assassinatos e uma caçada pelas pessoas que podem mudar a nova ordem mundial. 



Junte-se a Alice Gianne e Amilton Vidal para tentar desvendar esse mistério e entender quais são os Ossos do Clima.

   Narrada em terceira pessoa, a obra se intercala e interliga histórias de três personagens principais: Caio Sodré, renomado cientista que desaparece, após um incêndio criminoso, Alice Gianne,  pesquisadora da UnB e Amilton Amorim, especialista em roubo de artes.

    "Quando as cinzas das hipóteses são tomadas como verdades, é preciso clarear os fatos."


    A história é formada pelas ações da professora e pesquisadora Alice Gianne que foi adotada, ainda na infância, pelo renomado cientista Caio Sodré, sua  Alexitimia (marcante dificuldade em verbalizar emoções e descrever sentimentos, bem como sensações corporais) proveniente do autismo, não permitem que ela tenha respostas afetivas, na maioria das vezes. Amilton, um especialista em roubos e membro de um grupo de mercenários. que não aparenta ter nenhuma ligação com a história de Alice, até participar de um roubo no museu e se ver envolvido em uma gama de situações misteriosas.

   Ossos do Clima é um livro intrigante. Com trama criada nas bases da Geografia, especificamente a Climatologia, o livro não tinha nada para, particularmente, me chamar atenção, já que não está no meu rol de leituras favoritas os livros cujo subgênero é a ficção científica. Porém, o tema central foi apenas pano de fundo para uma história bem pautada e cheia de mistérios e suspenses, trazendo para sua construção outro subgênero que muito me agrada, o romance policial. Então, posso dizer que Ossos do clima resultou em uma combinação perfeita de Romance ficcional com pitadas de Sci-fi e elementos policiais, sem contar escrita do autor que foi um elemento à parte.
  
   Se pudesse comparar esse conjunto a um fenômeno meteorológico, com certeza, seria um tornado. Um funil de informações em rotação que já começa forte, mas com a velocidade dos acontecimentos ganha dimensão e vai destruindo o que encontra pela frente. Embora, em nenhum momento, eu vi a trama ser datada ou direcionada para um futuro distante, arrisco dizer que o autor tem toques distópicos em sua escrita, pois a explanação sobre o aquecimento global não só é diferente, como também deixa a obra com ar visionário.
   
   Os personagens são muito bem construídos, o desenvolvimento é crescente e o desfecho fez jus aos acontecimentos, sem deixar nenhuma ponta solta. A diagramação não é uma das mais bonitas da editora Arwen, mas não deixa a desejar com seu charme discreto e com as chuvas de exclamações que separam cada capítulo.

   Super indico esta obra para os amantes de uma boa ficção científica e para os que não. Pois, assim como eu, irão se surpreender com a progressão positiva deste livro.


♥ Redes Sociais

André Souto
Fanpage: André Souto
Comprar: Arwen Books



Editora Arwen
Fanpage: Arwen

Espero que tenham gostado
Mil Beijos,
Juliana Lima.
Próximo Postagem mais recente Post AnteriorPostagem mais antiga
Página inicial

Um comentário:

  1. Olááá, tudo bem?
    Eu amei a sua resenha, foi ótimo o modo como falou do livro. Eu realmente gosto de livros assim, e um livro que li e gostei muito de ficção científica foi Manipuladores do Tempo, eu até ja fiz resenha dele lá no meu blog. HAHAHA Ótima resenha ♥
    Beijão! ♥♥♥

    http://delineandomundos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir